Transparência Fiscal

De OTKWiki
Ir para: navegação, pesquisa

O faturamento dispõe de um recurso para transparecer os tributos nos dados adicionais de forma automatizada.


Produtos

Primeiramente é necessário realizar a parametrização das alíquotas aproximadas por NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Essa parametrização, se constitui pelos seguintes passos:

Seta direita.jpg Acesse o menu: Tabelas > Faturamento > Impostos > NCM.

Seta direita.jpg Selecione um NCM, posteriormente insira as devidas alíquotas nos campos de “Aliq. Aprox. Nacional” e “Aliq. Aprox. Importada”. Caso ainda não tenha as alíquotas, pode consultar no IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).

Seta direita.jpg Posteriormente ao cadastro das alíquotas no NCM é possível executar o calculo através de um único clique na nota. Acesse o menu: Faturamento > Faturamento > Gerenciador.

Seta direita.jpg Crie a nota fiscal normalmente, posteriormente ao cadastro da nota localize o campo “Inf. Tributos” e clique no ícone “Calcular impostos aproximados”. Sistema utilizará as alíquotas previamente cadastras no NCM e executará o calculo, apresentando-o juntamente ao texto padrão do sistema.

Serviços

Primeiramente é necessário realizar a parametrização das alíquotas aproximadas por serviço.

Essa parametrização, se constitui pelos seguintes passos:

Seta direita.jpg Acesse o menu: Tabelas > Faturamento > Serviços > Serviços.

Seta direita.jpg Selecione um serviço, posteriormente insira as devidas alíquotas nos campos de “Aliq. Nacional”, “Aliq. Estadual”, “Aliq. Importada” e “Aliq. Municipal” para esse serviço. Caso ainda não tenha as alíquotas, pode consultar no IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).

Seta direita.jpg Posteriormente ao cadastro das alíquotas no serviço é possível executar o calculo através de um único clique na nota. Acesse o menu: Faturamento > Faturamento > Gerenciador.

Seta direita.jpg Crie a nota fiscal normalmente, posteriormente ao cadastro da nota localize o campo “Inf. Tributos” e clique no ícone “Calcular impostos aproximados”. Sistema utilizará as alíquotas previamente cadastras no serviço e executará o calculo, apresentando-o juntamente ao texto padrão do sistema.